Quem somos
O Centro de Formação e Apoio Linguístico e Literário Maria Firmina dos Reis é um centro de prestação de serviços no campo educacional, vinculado ao Laboratório de Políticas de Promoção da Diversidade Linguística e Cultural da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, focado na formação profissional na área da linguagem. Seus objetivos são: (1) formar e qualificar profissionais da área de Letras interessados(as) no campo de textos: composição, preparação, edição, revisão e tradução; organização (preparação (diagramação), edição e revisão) de livros; (2) ofertar cursos preparatórios para o Enem: específica de Língua Portuguesa, específica de Redação, específica de Literatura; Espanhol e Inglês; (3) ofertar cursos na área de línguas: redação acadêmica (português, libras e línguas estrangeiras), gramática da língua portuguesa, português como língua de acolhimento, português como segunda língua; (4) ofertar cursos de escrita criativa em português, em línguas estrangeiras e em libras; (5) ofertar cursos de tradução envolvendo línguas estrangeiras e libras; e outros cursos a serem criados, conforme a demanda acadêmica e social; (6) assessoria linguística, literária e pedagógica, em geral (incluindo programas de formação docente); (7) serviços de revisão, tradução e edição de textos, e a disponibilização de um banco de provas de suficiência em línguas estrangeiras e em língua portuguesa, elaboradas conforme demanda, para subsidiar os Programas de Pós-graduação (PPG) das universidades brasileiras em seus processos seletivos.
Os cursos são planejados e ofertados de forma autônoma, de maneira que as pessoas possam se organizar e fazer os que lhes interessarem, de acordo com suas disponibilidades de tempo. Os(As) profissionais da Faculdade de Letras, dentro de seus campos de atuação e especialização e conforme seu interesse e disponibilidade, serão responsáveis pelas áreas específicas dos cursos ofertados. Caso haja necessidade, serão convidados(as) especialistas de outras instituições conceituadas do estado.
As vagas serão criadas e ajustadas conforme as demandas. Em todas as turmas de todos os cursos de formação profissional serão destinadas vagas sociais, observando-se: deficientes, raça/cor/etnia e gênero/sexualidade, ampliando as políticas de Ações Afirmativas da UFG.
Os serviços serão prestados por profissionais qualificados(as) pelo próprio Centro Maria Firmina dos Reis, sob a supervisão de um(a) professor(a) da área específica.